Dia Mundial da Fotografia

Hoje, 19 de Agosto, é Dia Mundial da Fotografia.
E eu tiro muitas. Adoro fotografar.
Para mim todos os dias são dias de coleccionar fotografias, para revisitar em diferido.
Quem me conhece sabe bem do que escrevo. Quem me conhece é muitas vezes fotografado.
Talvez seja uma forma de fazer magia e contornar a inevitabilidade da passagem do tempo, se bem que o tempo possa muito bem ser uma ilusão…
Numa fotografia paramos o tempo, eternizamos o espaço e um momento e ficamos com a prova de que vivemos, de que estivemos lá.
Mas ao tirar a fotografia não estamos totalmente presentes, não estamos totalmente no fluxo, porque estamos a intervir nesse mesmo fluxo de uma forma quase controladora. Estamos no momento a pensar em imortalizar algo que não é passível de viver eternamente em três (ou mais) dimensões.
A fotografia, como o tempo, também pode ser uma ilusão. Dá-nos o conforto de revisitar algo que já não é, que já não existe, que já passou, pois nada é para sempre.
Mas a verdade é que as fotografias são essa possibilidade complexa de ver o que já foi e já não é e ao mesmo tempo persiste em nós porque nós somos também tudo o que já fomos e já vivemos. E também somos todos aqueles com quem já estivemos e que deixaram a sua marca em nós.
E, para além de toda a complexidade desta análise sobre esta questão inefável e ilusória da vida, do tempo, e das fotografias, a verdade é que sou feliz por existirem, porque em muitas delas eternizamos momentos, lugares, emoções, sentimentos, pessoas, alguns e algumas, que, literalmente, já não voltam mais, ao abrigo da mudança incontrolável do viver.
Hoje é dia de falar de fotografias.
E fotografar também é viver. E reviver. E imortalizar a impermanência de tudo e de todos.
Nem tudo se pode fotografar porque viver é estar presente, conectado com o momento, desprendido.
E diria até que as melhores fotografias são as que tiramos com o olhar e com o coração, e que ficam para todo o sempre gravadas na alma, e são só nossas e pertencem a esse baú secreto feito de silêncio e de paz.
As outras, vamos guardando e vendo e cada vez mais me convenço que a beleza da vida está em fruir o momento e as pessoas quando se nos apresentam, porque, depois que passam ou partem, não dá mais para abraçar, tocar, comunicar através de uma fotografia.
Sejam felizes. E Vivam. Dentro e fora da fotografia. E, mais importante ainda, que o nosso viver não seja, somente, para a fotografia. (Escrevi este texto em 2023, e partilho-o hoje novamente, porque o essencial da vida transcende o tempo e o espaço) 📸❤️ #DiaMundialDaFotografia #Fotografias #Momentos #Viver #EternizarOTempo #byPatríciaFreitas #VozPalavraCoração #FarmacêuticaDaAlma #CoachDeSonhos #ComunicarTe #apatriciafreitas #40HashtagsParaUmDespertar #Os5SuperpoderesParaHeróisDeTodosOsDias
O meu site: https://www.apatriciafreitas.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo